No último dia 12 de Janeiro a Paróquia de Santa Izabel de Portugal que durante 80 anos foi a única Paróquia do município celebra seus 82 anos de criação. Em homenagem ao povo fiel contaremos um pouco de sua trajetória.
A primeira capela em Santa Izabel foi construída em 1881 e administrada pelo vigário de Benevides - Padre Antônio Lira Pessoa de Maria. A Santa Venerada era Santa Maria.
Em 1905, Santa Izabel passa a pertencer a Paróquia de Benevides, foi declarada vaga pois os frandes resolveram estabelecerem-se em Belém, tendo sido entregue ao vigário de Castanhal, padre Luiz de Souza Leitão.
Em 1910 foi criada a Paróquia de Santa Izabel.
No dia 15 de novembro de 1934, dom Antônio Almeida Lustosa nomeou o Padre Marcos Schawalder como capelão do Orfanato Antônio Lemos.
No dia 12 de Janeiro de 1935 o arcebispo modifica os limites entre a Paróquia de Benevides, transferindo-a para Santa Izabel e nomeia o Padre Marcos Schawalder como primeiro Vigário
Em 1937 é iniciada a construção da nova igreja Matriz (atual), sendo concluída somente em 1960.
( Igreja Matriz de Santa Izabel década 1960)
Atualmente o Pároco desta referida Igreja chama-se Pe. Ruzevel do Socorro Lourinho Ferreira, e com a Criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, foram divididas as comunidades católicas desta cidade, ficando 30 para cada Paróquia.
Na igreja Matriz da Paróquia encontra-se enterrado o Monsenhor Giovanni Broccardo que durante 30 anos trabalhando na Paróquia neste município.