#Memória
Temos aqui o registro da Igreja Matriz de Santa Izabel nos anos de 1960. Nota-se que a mesma ainda não possui as cúpulas e nem a parte da Fachada. Nos últimos 50 anos teve várias modificações.
Que bonito!
Igreja Matriz no ano de 2010
Convido vc olhar hoje à Igreja Matriz de Santa Izabel e ver o que mudou durante esses anos, e ainda, pergunte para seus avós qual importância a mesma tem na vida deles. Pensando: Quantos casamentos, batizados foram realizados nessa Igreja? Quantas 1° Comunhão e Crisma foram celebrados?? Quantas Missas???
Isso não sei falar para vocês mas, com certeza foram milhares.
Muita gente não sabe, mas as colunas que existem dentro da Igreja Matriz São 12, que segundo pesquisas feitas essas referidas colunas que sustentam a Igreja Matriz São justamente os 12 apóstolos. Sim.... Isso mesmo as colunas que nos "atrapalham" as nossas visões na missa são justamente a intenção de interpretarem os 12 discípulos de Jesus. Os mais velhos devem lembrar que muitos anos atrás as colunas tinham nomes dos apóstolos, cada uma.
Também nessa referida Igreja se encontra sepultado o nosso Amável Mons. Giovanni Broccardo, quem lembra????
Bom... Essas são algumas características da Nossa Igreja Matriz.
Forte abraço!
Rodrigo Freitas
Parabéns Rodrigo pelo resgate histórico fotográfico desta bela igreja, que desde 1935 se tornou paróquia. A Igreja tem como finalidade o culto a Deus, mas também congregar os fiéis, além de ser o centro da vida social de muitas cidades. Esta igreja carrega ao longo desses mais de 80 anos a beleza de uma fé que fora construída aos longo desses anos.
ResponderExcluirSou o Padre Agostinho Cruz, nascido em Santa Izabel, e tive toda a minha vida sacramental realizada nesta Igreja: batismo, Eucaristia e Crisma, e nesta igreja celebrei minha primeira missa como padre, no dia 20 de junho de 2010. Hoje sirvo na Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, que fora criada na mesma data 12 de janeiro de 1935.
Agradeço grandemente pelo seu comentário Padre Agostinho. Forte abraço!
ResponderExcluirCaro companheiro Rodrigo:
ResponderExcluirA título de colaboração, posso te adiantar que o primeiro pároco que conheci foi o Pe. João Menges que permaneceu até 1956.O Pe. Washington das Neves, até 1957; o Pe. Nazareno Menezes, até 1958; o Pe. Giovanni Brocardo, de 1961 até 1982 e o Pe. Djalma Lopes em 1983. Inclusive essas informações constam na "História do Município de Sta. Izabel do Pará".